WiFi 6 VS 5G: Tudo o que precisa de saber

Por 17 Novembro, 2020Notícias Tempo de leitura: 2 minutos
WiFi 6 VS 5G - Tudo o que precisa de saber

Sabe qual é a diferença entre 5G e WiFi 6? Qual delas é melhor? Um irá substituir o outro? Porquê obter WiFi 6 quando pode desfrutar de uma conectividade sem fios mais rápida e robusta através de 5G?

Antes de responder a estas questões, vamos rever alguma história recente. No dia 16 de Setembro de 2019, a WiFi Alliance® anunciou o programa WiFi CERTIFIED 6™, proporcionando a melhor experiência de utilizador disponível hoje. O 5G e WiFi 6 são agora as próximas grandes notícias na conectividade sem fios. Naturalmente, há o debate em curso sobre se o 5G pode substituir o WiFi 6. Mas a verdade é – tanto o 5G como o WiFi 6 são construídos a partir dos mesmos alicerces e complementam-se um ao outro.

Em casa, o que pretendemos? A melhor ligação à Internet – em qualquer lugar, em qualquer altura. A arquitetura de 5G requer muito mais pontos de acesso rádio e sofre de fraca conectividade dentro de casa.

Nestes tipos de situações, os utilizadores com dispositivos WiFi 6 terão acesso a melhores experiências individuais. Especialmente porque mais entretenimento de alta largura de banda está agora disponível, como jogos com RA/RV e streaming 4K/8K. Como o WiFi 6 suporta um conjunto mais diversificado de dispositivos e aplicações, proporcionará menor latência e menor consumo de energia para cenários IoT para as casas inteligentes de hoje e de amanhã.

Para os utilizadores empresariais, os líderes de TI considerarão sempre o melhor desempenho da rede de escritório ao mais baixo custo. Uma vez que a utilização comercial de 5G ainda está em desenvolvimento inicial, não oferecerá um preço mais baixo do que o de WiFi.

Na verdade, a força de um sinal 5G pode ser bloqueada por edifícios e infraestruturas modernas. O WiFi continuará a beneficiar estes espaços de escritório, ligando PCs e computadores portáteis e fornecendo ligações fiáveis para telefones, tablets, e dispositivos IoT. Utilizando o WiFi 6, as pessoas em áreas com muita gente como as salas de reunião e de espera – que antes sofriam de redes pobres – irão claramente beneficiar da nova realidade.

Para a Internet das Coisas (IoT), o WiFi 6 e 5G são os avanços que transformarão a forma como se utilizam os dispositivos IoT. O WiFi 6 conserva a vida útil da bateria dos seus dispositivos, enquanto que 5G facilita a instalação de dispositivos inteligentes em qualquer lugar. Cada vez mais dispositivos móveis, aparelhos domésticos, e serviços públicos estarão ligados à Internet, tudo isto enquanto utilizam menos eletricidade.

Por enquanto, o WiFi 6 dominará os ambientes interiores e o 5G irá competir por uma ampla cobertura exterior. Prevê-se que 5G irá beneficiar amplamente de tecnologias como a automação e a inteligência artificial. O WiFi 6, entretanto, trará mudanças significativas às ligações de alta densidade e à virtualização da rede. No entanto, em última análise, coexistirão e contribuirão para muitos estilos de vida e indústrias diferentes.

Entre os dois, é possível combinar ambos para o melhor desempenho da rede ao menor custo. Quer ficar a saber mais sobre WiFi 6 e os nossos routers WiFi 6?

Comentar artigo