Devido à pandemia, muitas empresas têm vindo a implementar o teletrabalho há já um ano. As novas tecnologias têm sido nossas aliadas nesta nova era das calls por vídeo, na qual um bom router se tornou o nosso melhor amigo.
A dúvida que muitas pessoas têm é se o teletrabalho será mantido para além da crise que vivemos. Segundo um relatório realizado pela empresa de recursos humanos, Randstad, 62,5% dos trabalhadores na Península Ibérica esperam poder continuar a trabalhar a partir de casa, independentemente do fim da pandemia. Mas será realmente eficaz? Quais são as vantagens do teletrabalho?
- Poupança e gestão do tempo: Evitar a deslocação para o trabalho é uma grande poupança de tempo, especialmente nas grandes cidades. Sem ter de lidar com o stress de um engarrafamento ou de um metro atrasado, começamos o dia de trabalho mais animados, o que nos permite gerir melhor o nosso tempo de trabalho.
- Conciliação da vida familiar com o trabalho: É inegável que trabalhar a partir de casa promove o equilíbrio entre trabalho e vida privada. Há muitas famílias que utilizam o teletrabalho para garantirem mais tempo juntas. Ter essa necessidade pessoal coberta, juntamente com a poupança de tempo, torna muitos colaboradores mais produtivos.
- Encoraja o trabalho por objetivos: Um ponto a favor do teletrabalho para as empresas é a introdução de novos objetivos. Ao trabalhar desta forma, é dada ao colaborador total liberdade de gestão do tempo, uma vez se lhe pede que cumpra alguns objetivos no final do seu dia de trabalho, o que aumenta a produtividade.