Skip to main content

Com a popularidade do Wi-Fi como principal meio de comunicação nas redes domésticas, toda a dinâmica do acesso à informação está muito mais simplificada. No entanto, no mercado dos utilizadores aficionados pelas infraestruturas de rede mais complexas, a ligação através do Cabo de Rede Ethernet, continua a ser preferencial nas mais diversas áreas que profissional como doméstica.

Um Switch de Rede com portas a 10G é uma excelente escolha para quem necessita maior largura de banda de acesso à Intranet (rede local) assim como à internet prescindindo da rede Wireless. Desta forma, o seguinte artigo vai abordar as inúmeras vantagens para quem passou a ter uma vida profissional a trabalhar em casa ou em regime misto e também para aficionados por Gaming.

Switch

Visão Geral Switch 10 Gigabit Gama Empresarial e Doméstica

Em geral, os Switches 10 Gigabit numa vertente Empresarial ou Doméstica possuem duas tecnologias de comunicação. Os Switch 10GBASE-T Ethernet, onde as ligações são feitas através de Patch Cords Cobre Ethernet Cat6/6ª/7 e o outro meio de comunicação é feito através do link de Fibra SFP+ 10GbE que funciona com um conversor elétroptico de 10G SFP+ e os Patch Cords Fibra ótica.

48-Port 10GbE Switch Segmento Empresarial

De salientar que alguns Switch Gigabit (1Gb) também estão preparados para suportar módulos SFP+ 10Gb fazendo assim um Uplink de 10Gb para melhorar a infraestrutura de comunicações.

8-Port 10GbE Switch Segmento Doméstico

Qual é a Necessidade de Incorporar a Tecnologia 10 Gigabit Ethernet em Casa?

Num enquadramento empresarial, as infraestruturas de rede a 10Gb já são parte integrante do cotidiano de trabalho. Com a pandemia causada pelo Covid-19, toda a nossa vida mudou para o mundo On-line, quando as nossas atividades de presença físicas nas empresas cessaram na maioria do tecido empresarial. Atualmente, trabalhar a partir de casa passou a comum ainda que seja num enquadramento híbrido com o regresso aos locais de trabalho.

Com esta mudança de padrões de consumo durante todo este tempo a trabalhar em casa, resultou num aumento muito acentuado no tráfego de dados. Por exemplo, quando se possui um servidor de ficheiros NAS, o aumento do número de equipamentos de rede e os serviços de internet, logo necessitamos de ter um acesso mais rápido dos equipamentos de rede (computadores) na nossa Intranet (rede local). Desta forma e como o meio de comunicação não está circunscrito às redes Wi-Fi, a integração de um Switch 10Gb num ambiente doméstico faz todo o sentido.

Pontos Chave Quando Necessitamos de Um Switch 10 Gigabit

Não basta escolher um modelo, instalar na nossa rede e ligar os equipamentos, há que ter em conta alguns aspetos relevantes para que faça sentido optar por um Switch 10Gb na nossa rede doméstica.

Switch

Custo de Implementação na Nossa Rede

O custo não está somente no Switch 10Gb mas também na parte envolvente da infraestrutura de rede. Cabos de Rede Ethernet Cat6/6A/7, as placas de rede a 10Gb nos equipamentos ligados à rede local, a velocidade de acesso à internet disponibilizada pelo operador, são pontos relevantes a ter em conta. Em certos casos, numa habitação onde possui uma infraestrutura ITED (Quadro Multitecnologia com Coaxial, Ethernet, Fibra e tomada rede em todas as divisões), nem sempre os cabos instalados são Cat6/6A/7 no qual irá passar a rede de 10Gb, resultando numa fraca experiência de rede Ethernet (cabos de cobre) a 10Gb.

Se existir no local troços de Fibra Ótica, há que considerar os Switch 10Gb com Módulos SFP+ 10Gb. Os módulos SFP+ 10Gb são um acessório adquirido à parte para instalar nesse Switches que também representam um custo adicional. Face ao desempenho da Fibra, os troços de cobre estão limitados pelas normas ANSI/TIA/EIA-568-B.1, ISO/IEC 11801 que conferem os padrões de comunicação Ethernet até 100mt. Embora os cabos de cobre possuam revestimentos que os protegem, eles são afetados por interferência eletromagnética e a fibra ótica é imune a qualquer interferência elétrica e não há inferência entre sinais em cabos diferentes. Uma vez que os cabos de fibra ótica não conduzem eletricidade, a fibra torna-se num excelente meio de comunicação em ambientes de alta tensão, tais como instalações de com muitos troços de energia elétrica ou estruturas metálicas para comunicações propensas a conduzir eletricidade estática.

Desta forma, a infraestrutura passiva de rede deve estar em conformidade com a velocidade pretendida quando necessitamos de instalar um Switch 10Gb.

Ambiente Doméstico e os Switches Com e Sem Gestão na minha Rede

Neste segmento de Switch 10G, existem dois tipos, os sem e com gestão.

Principais vantagens dos Switch 10Gb sem gestão são ligar os equipamentos de rede Ethernet, ligar a energia do Switch 10Gb e está pronto a comunicar. Ideal para quem não grandes conhecimentos da área de rede. A instalação é facilitada pela tecnologia “plug and play” uma vez que os equipamentos de rede Ethernet são detetados automaticamente e as configurações no Switch vêm predefinidas.

O Switch 10Gb com gestão são mais complexos e permitem configurar funcionalidade de rede através da página de gestão do mesmo com um foco para utilizadores mais experientes na área das redes. Estes Switches permitem desativar portas não usadas, limitar o acesso à rede, limitar a velocidade, priorizar e ajustar parâmetros da tipologia de tráfego (ACL, QoS e snooping IGMP) o que representa uma melhoria significativa na segurança da rede local e controlar o acesso á mesma.

De salientar de que há retrocompatibilidade com equipamentos de rede Ethernet que possuem portas a 10Mbps, 100Mbps e 1Gb. Não existe qualquer constrangimento quando ligamos um computador mais antigo que possui uma porta d rede a 100Mbps. No cado de existir Links de Fibra Ótica, isto é uma vantagem uma vez que recomendamos adotar um Switch 10Gb Ethernet com módulos SFP+ 10Gb.

Switch

IoT e Videovigilância no Ambiente Doméstico

Com a modernização da infraestrutura de rede doméstica, facilmente temos incorporado tecnologias IoT, VOIP e de Videovigilância IP PoE, há que ter em conta que o volume de tráfego gerado é muito maior, assim como o acesso aos diversos serviços que acedem à internet.

Primeiro ponto é verificar a velocidade das portas de rede Ethernet nesses equipamentos de forma que tenha um cálculo exato do número e tráfego gerado pelos mesmos. Na maioria dos produtos IoT, VOIP e de Videovigilância, a velocidade das portas não irá exceder os 100Mbps, mas temos os nossos computadores ou Workstation, servidores de ficheiros (NAS) que se encontram ligados através do cabo de rede e queremos ter o máximo de desempenho.

Faz todo o sentido, implementar uma solução de rede com 10Gb nas nossas casas mesmo que tenham algumas portas a 1Gb dedicadas aos equipamentos de rede IoT, VOIP e de Videovigilância e uma vez que passamos a trabalhar a partir de casa mesmo seja num enquadramento híbrido com o regresso aos locais de trabalho. Deixamos assim as portas de 10Gb dedicadas aos nossos computadores/Workstation e servidores de ficheiros (NAS).

Para os mais aficionados de Gaming, sim, valorizam o alto desempenho e performances das ligações de rede, os Switches de 10Gb são imprescindíveis nesta área.

Podemos assim concluir que ao implementar um Switch de 10 Gigabit na sua habitação está a tornar-se fundamental para que mantenha todo o ecossistema de rede funcional e mais rápido. As ligações Ethernet 10Gb proporciona um melhor desempenho e menos latência do que a infraestrutura Wi-Fi, é muito comum dizer que as 4 portas LAN encontradas na parte de trás do Router do ISP não são suficientes.

Carlos Costa
Pre-Sales Engineer / Networking Technical Support
TP-Link Portugal

Comentar artigo