Ao longo do tempo, a tecnologia não tem parado de evoluir. O Wi-Fi 6 e as suas inovações tornam o uso da tecnologia sem fios ainda mais atrativo. Esta nova geração traz uma série de melhorias significativas, permitindo ligações mais rápidas, maior alcance e menor consumo de energia.
Hoje em dia, as casas têm um número crescente de dispositivos ligados simultaneamente, tais como smartphones, televisores, eletrodomésticos, etc. O Wi-Fi 6 tem como objetivo aumentar a eficiência e resolver o congestionamento da rede.
Não consegue decidir entre a tecnologia Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6? Não se preocupe, abaixo explicamos as diferenças entre elas:
Aumento de velocidade e alcance
Uma das melhorias do Wi-Fi 6 é o aumento da velocidade de transferência de dados. As velocidades máximas aumentam em até quarenta por cento. Wi-Fi 6 pode suportar até 9.6 Gbps, enquanto Wi-Fi 5 suporta apenas até 6.9 Gbps. Além disso, usa uma modulação superior com 1024-QAM em comparação com os 256-QAM do Wi-Fi 5. Esta modulação aumenta a eficiência e a velocidade de transmissão de dados, aumentando a velocidade em até 25%.
Bandas de Frequência
O Wi-Fi 6 pode ligar-se a ambas as bandas de 2.4 GHz e 5 GHz, ao contrário do Wi-Fi 5 que só funciona na frequência de 5 GHz.
Maior duração da bateria dos dispositivos
Graças ao Target Wake Time (TWT), o consumo de energia é reduzido e a duração da bateria dos dispositivos é aumentada. Os dispositivos entram no modo de poupança de energia até que novos dados sejam recebidos.
Melhor desempenho em locais congestionados
Com as tecnologias de coloração OFDMA, MU-MIMO e BSS, consegue-se uma melhor gestão da rede quando muitos dispositivos estão ligados à mesma origem. Isto resulta numa maior estabilidade e oferece melhores velocidades de upload e download para cada dispositivo.
Baixa latência
A latência é a chave nas ligações Wi-Fi. O Wi-Fi 6 pode alcançar até 75% menos latência em comparação com o Wi-Fi 5.
Wi-Fi 6 suporta a coloração BSS
O Wi-Fi 6 usa a coloração BSS enquanto o Wi-Fi 5 não suporta esta funcionalidade. Esta ferramenta de “códigos de cor” assinala a melhor frequência disponível. O objetivo da coloração BSS é melhorar a eficiência da rede, diminuindo e prevenindo interferências dos canais próximos.