O que é realmente o blockchain?

Por 16 Abril, 2021Notícias Tempo de leitura: 2 minutos

Está muito na moda falar sobre o blockchain, no entanto existem muitos conceitos errados e geralmente incompletos sobre o que é o famoso blockchain. Embora tenha tido o seu início com as criptomoedas (foi criado para suportar a bitcoin), hoje em dia estendeu-se a diferentes sectores.

É um conjunto de tecnologias que permite a transferência de um valor ou bem de um lugar para outro, sem a intervenção de terceiros. Em termos simples, é uma base de dados na qual a autenticidade não é verificada por terceiros mas sim por uma série de nós (computadores ligados) que armazenam a informação de forma transparente.

E porque é importante que não haja intermediários? O problema com os intermediários é que estes podem conhecer os nossos dados e monetizá-los. Assim, um sistema que pode passar sem eles é extremamente atrativo, especialmente nestes tempos em que a privacidade é algo de valor inestimável.

blockchain que é como funciona

Outra particularidade é que uma vez introduzida a informação não pode ser editada ou apagada, apenas nova informação pode ser acrescentada. O que é considerado tanto vantagem como desvantagem, dependendo do sector em que é aplicado.

E em termos de funcionalidade é o melhor, uma vez que os dados são armazenados em milhares de dispositivos, o que garante que mesmo que um dos nós falhe, a informação permanece segura.

 

Quais são as aplicações?

Num estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value, 41% das empresas que utilizaram iniciativas de blockchain reportaram um retorno positivo do investimento.

O sector financeiro é aquele que tem estado interessado como nenhum outro no mundo. E hoje mais do que nunca, várias instituições bancárias estão a migrar os seus sistemas tradicionais para um sistema centrado no blockchain. Contudo, as suas aplicações são infinitas e vão desde atividades científicas, meios de comunicação social, gestão de salários ou mesmo processos eleitorais, por exemplo.

O blockchain está mesmo projetado para desempenhar um papel importante em 2021 para o desafiante processo de distribuição global de vacinas da Covid-19. Uma vez que pode fornecer uma visão precisa do inventário, otimizar a atribuição e, por sua vez, mitigar a fraude.

O que vemos hoje são apenas pequenos vislumbres da importância desta tecnologia e do seu alcance. Dia após dia continua a consolidar-se e as suas aplicações continuam a expandir-se.

Comentar artigo