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A transformação digital mudou a forma como as pessoas vivem. Os hábitos dos consumidores já não são os mesmos e as empresas têm de se adaptar a um novo modelo de negócio para poderem sobreviver.

O desenvolvimento tecnológico trouxe para primeiro plano a realidade virtual e realidade aumentada, dando lugar a novas formas de interação entre as marcas e os seus públicos. A Realidade Aumentada (RA) está preparada para se tornar o futuro da venda a retalho.

De acordo com dados da consultoria tecnológica IDC, até 2020, mais de 50% das grandes empresas europeias terão implementado uma estratégia de realidade virtual e/ou aumentada.

“A GOOGLE CONFIRMOU NA REVISTA FORBES QUE 61% DOS CONSUMIDORES PREFEREM RETALHISTAS QUE OFERECEM EXPERIÊNCIAS DE REALIDADE AUMENTADA”.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é a tecnologia que permite a aplicação de elementos digitais em situações reais, através de dispositivos tais como telemóveis, tablets ou óculos digitais.

A tecnologia RA é útil e inovadora para os consumidores. Cada vez mais empresas de comércio eletrónico estão a implementar estas novas ferramentas, uma vez que facilitam a experiência de compra aos utilizadores, permitindo-lhes aprender informação extra sobre os produtos e dando-lhes a oportunidade de experimentar antes de comprarem. Com esta tecnologia, são alcançados melhores resultados e é oferecido um valor acrescentado a cada produto.

Realidade Aumentada no retalho é o futuro

O setor de retalho nas vendas on-line é principalmente confrontado com a dúvida dos consumidores sobre os produtos. Isto tem sido causado pela falta de contacto direto com o artigo a ser comprado. A realidade aumentada pretende quebrar esta fronteira entre o físico e o digital, gerando uma melhor relação cliente marca e melhorando a experiência do utilizador.

Tanto a realidade aumentada como a realidade virtual oferecem boas oportunidades para a venda a retalho. É importante realçar a diferença entre os dois conceitos: enquanto o primeiro combina elementos reais com elementos digitais, o segundo transporta o utilizador para uma realidade inexistente, um mundo completamente digital.

A realidade aumentada não só melhora a experiência do utilizador, mas também gera numerosas possibilidades de venda. Por esta razão, embora ambos estejam a crescer, a indústria retalhista tem-se concentrado na tecnologia RA em detrimento da realidade virtual.

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