Skip to main content

Nos últimos anos, com o aumento do número de utilizadores das redes Wi-Fi, este serviço ficou mais congestionado. Este congestionamento poderá ser visualizado como ondulações de um lago: atire uma pedra e as ondas irradiarão igualmente, atire uma segunda pedra e as ondas começarão a interferir umas nas outras. O mesmo acontece com o sinal wireless: quanto maior for o número de redes WI-FI na vizinhança, maior o risco de enfraquecimento do desempenho WI-FI e perda de conexão. Esse é um dos maiores desafios dos nossos dias quando falamos em velocidade e desempenho da Internet WI-FI: não bastam equipamentos de performance, é preciso ter uma rede capaz de responder a tal velocidade.

O que a nova geração do WI-FI pode fazer por si?

Atualmente, a TV por streaming, jogos online, streaming de músicas e filmes já fazem parte do dia-a-dia das famílias portuguesas. No entanto, uma smart TV perde a sua ‘função inteligente’ quando precisamos de esperar pelo download do conteúdo, assim como os jogos não são tão divertidos o sinal enfraquece ou um tablet sem WI-FI não é mais do que um caderno digital, não é verdade?

Para obter o melhor desempenho de todos os seus dispositivos, o utilizador precisa de uma estrutura de rede sólida. É por isso que a nova tecnologia 802.11ac, com a promessa de rede WI-FI ultrarrápida, tende a crescer rapidamente no país.

Originalmente produzido para ser o sucessor do wireless padrão 802.11n, ou wireless N, a tecnologia AC vai mais além e trabalha com todos os dispositivos com WI-FI habilitado, oferecendo alto desempenho, velocidade, grande área de cobertura e riscos mínimos de interferência.

O que a nova geração do WI-FI pode fazer por si?

O AC é o padrão WI-FI mais rápido do mundo disponível atualmente, proporcionando velocidade de transferência de dados três vezes mais rápida que o Wireless N.

Imagine a seguinte situação:

Está dentro de um carro. Agora pense numa viagem ao centro da cidade em hora de ponta e compare a mesma viagem, mas realizada numa auto-estrada sem limite de velocidade. Essa é a analogia perfeita para comparar a tecnologia N com a AC.

Graças à sua velocidade, a tecnologia AC é ideal para streaming de vídeo em HD, jogos multiplayer, videoconferências e transferência de grandes blocos de informação sem quebra de velocidade, sem afetar a capacidade de carregamento ou perdas de ligação.

O que a nova geração do WI-FI pode fazer por si?

Além disso, o 802.11ac apresenta uma tecnologia inteligente chamada beamforming, que orienta o sinal WI-FI na direção do dispositivo, focando a transmissão de dados para onde a necessidade de utilização for maior. Por outro lado, a sua largura de banda superior aumenta o alcance do WI-FI, proporcionando uma conexão WI-FI mais focada e eficiente.

O padrão AC permite alcançar velocidades extremas por conta da sua tecnologia avançada e novos parâmetros de transferência – com mais largura de banda, maiores fluxos espaciais, junção de canais, nova modulação e outras características.

Usar a nova tecnologia AC é como conduzir de madrugada, pois há menos carros que o normal e o condutor pode alcançar o limite de velocidade com muita rapidez.

Trata-se do futuro das ligações, só que o futuro é hoje!

Comentar artigo