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A comunicação sem fios depende da transmissão de ondas de rádio pelo ar. Já a comunicação Powerline é efetuada através de um meio físico – a cablagem de cobre que funciona como condutora de energia elétrica – para o transporte de dados. É por isso que os adaptadores Powerline fornecem uma ligação mais estável em longas distâncias sem perda de intensidade normalmente causada por obstáculos físicos e interferências de sinal. O Powerline expande e complementa a sua rede doméstica, alcançando pontos que um emissor Wi-Fi não consegue cobrir.

Tal como acontece nas redes sem fios, a comunicação Powerline tem os seus próprios padrões – tendo a TP-Link adotado o padrão HomePlug, desenvolvido pela HomePlug Powerline Alliance. Os adaptadores Powerline da TP-Link são baseados nos padrões HomePlug AV e HomePlug AV2, disponibilizando taxas de transmissão de dados mais elevadas e uma encriptação de dados segura.

Normalmente, a taxa máxima de sinal do Powerline é a taxa física derivada das especificações HomePlug AV e AV2. É importante perceber que esta taxa não representa a velocidade de navegação que poderá experimentar ao usar os seus dispositivos. Antes de mais há que compreender que a velocidade descrita neste padrão (AV600, por exemplo) representa a velocidade de comunicação entre nós powerline, existindo uma considerável diferença em relação à velocidade de navegação.

Discrepância esta que pode ser causada por diversos fatores:

  1. A porta que liga a unidade conectada ao router pode ser FastEthernet (100Mbps) ou Gigabit (1Gbps). No caso da primeira, a velocidade máxima de navegação será de 100Mbps, pelo que se o serviço contratado à operadora for mais rápido, deverá optar por um kit Powerline com portas Gigabit.
  2. O ambiente onde é usado o Powerline, a qualidade dos cabos de eletricidade e a interferência causada por outros aparelhos são, também, três bons exemplos de fatores limitativos.
  3. A instalação elétrica ser monofásica ou trifásica tem grande relevância uma vez que a passagem de informação entre fases (instalação trifásica) implica perda de velocidade na comunicação entre nós.
  4. A qualidade da instalação elétrica.

A boa notícia é que, com alguns ajustes simples, pode melhorar facilmente o desempenho de uma rede Powerline. Poderá experimentar seguir os seguintes passos para melhorar a sua qualidade de serviço

  • Evite interferências de dispositivos elétricos próximos

Qualquer dispositivo que estiver a ser carregado cria sinais de ruído no circuito da linha de energia, que podem assim interferir na comunicação Powerline – especialmente se próximos de um dos nós. Se o seu adaptador Powerline estiver a funcionar perto de um carregador ou transformador, será mais difícil receber sinais de dados. E se tiver outros aparelhos ligados, nomeadamente secadores de cabelo, aspiradores ou ventoinhas, pode verificar dificuldades de comunicação semelhantes.

Para o evitar, reposicione os adaptadores Powerline longe desses dispositivos ou ligue todos esses carregadores e transformadores a uma régua com proteção contra picos de tensão

  • Ligue os adaptadores Powerline diretamente nas tomadas

A TP-Link recomenda que ligue os adaptadores Powerline diretamente às tomadas na parede, em vez de o fazer em protetores contra sobretensão ou réguas de tomadas/fichas triplas. Os adaptadores Powerline distinguem os sinais de dados dos sinais de corrente enquanto ambos são transmitidos através dos circuitos. Já os protetores contra picos de tensão identificam os sinais de dados em frequências mais elevadas como ruído e tentam por isso limpá-lo, modulando o sinal elétrico – o que não é uma boa notícia no caso das redes Powerline.

Da mesma forma os UPS modulam o sinal, impedindo que os adaptadores Powerline comuniquem entre si.

  • Solicite a verificação da instalação elétrica

Em casos extremos, por vezes a velocidade de comunicação entre adaptadores Powerline é baixa, sendo difícil perceber a razão. No entanto, com frequência verifica-se que a qualidade das instalações elétricas não é a melhor, impactando grandemente as velocidades verificadas. Ou porque a instalação é antiga, ou porque a cablagem de cobre está danificada, os adaptadores Powerline comunicam entre si com grande dificuldade sem que seja compreensível a razão numa primeira análise.

Este tipo de situações verifica-se com maior frequência em casas antigas e, nestes casos, apenas a intervenção de um eletricista profissional permitirá detetar e corrigir a anomalia.

  • Coloque os adaptadores Powerline a uma distância adequada

Certifique-se que a distância entre os adaptadores não é demasiado longa. Em teoria, a distância máxima de cablagem elétrica que permite comunicação é de 300 metros. No entanto, e com a interferência e a qualidade do cabo de cobre, será difícil alcançar estes 300 metros completos. Tendo em conta a distância máxima anunciada e a cablagem instalada em sua casa, coloque os adaptadores Powerline a uma distância que considere adequada.

  • Uniformize a sua rede Powerline doméstica

Embora os adaptadores quem obedecem ao padrão HomePlug AV apresentem uma boa compatibilidade e assim funcionem adequadamente, a velocidade máxima em toda a rede Powerline é determinada pelo elo mais fraco.

Ou seja: se tiver dois adaptadores Powerline com velocidades diferentes – digamos um AV1300 e outro AV600 –, a melhor taxa que a sua rede Powerline (comunicação entre nós) poderá atingir será a mais lenta, que é neste caso de 600Mbps. É por isso que deve instalar e combinar adaptadores com características iguais ou semelhantes, e assim criar uma rede Powerline uniforme.

Participe na conversa! 13 Comments

  • Rui diz:

    Conclusão, não é o que anunciam na publicidade e na embalagem do produto. Há muitos fatores que fazem com que as velocidades nunca sejam as anunciadas, e que as pessoas ao comprar o power line esperam. Eu tenho net a 400Mb na sala onde está o router e num quarto apenas a 20 m de distância, onde tenho o poweline Tplink Av600 ligado na tomada só consigo entre 30 e 50 Mb.

  • Nuno diz:

    Eu tenho net a 500Mb na sala onde está o router onde tenho o powerline Tplink Av600 ligado na tomada nem a 2 metros consigo mais do que 40 a 50 Mb. O meu router permite ligações 2.4 gbps e 5 gbps e pela APP verifico que o powerline apenas usa a ligação 2.4.
    Tenho um repeater da tp-link que consegue-me velocidades na ordem dos 70-90 e estava convencido que com esta powerline av600 iria melhorar. Mas sinto-me enganado, vou reclamar, devolver e solicitar o que paguei de volta.

  • EVERTON NOTARI RIGATTI diz:

    Tenho 300mega da Vivo. Na cozinha, que fica a menos de 15 metros do local do modem central, só consigo 12Mb. Ou o produto é uma baita de uma enganação ou o meu está com problema. Alguém aí da TP Link pode me ajudar? O produto é novo, não tem nem uma semana.

  • Mário Santos diz:

    Instalei o meu ontem ligado a um router meo fibra, tenho 250 megas na sala conetado à 5g do router e 20 megas quando me ligo ao powerline que é o que já tinha ligado a um repetidor Xiaomi que me custou 15€, vai ser devolvido porque foi uma desilusão.

  • Fabiano diz:

    O meu chegou segunda e no wireless é uma decepção. Ligando no cabo no que está no quarto até vai bem. Mas os outros comodos que precisam se ligar por wi-fi está ridiculamente lento…no app de velocidade as vezes não chega nem a 1 mega, absurdo.

  • Todas as pessoas que comentaram sobre a velocidade do equipamento esqueceram de considerar que uma placa de rede 10/100MB consegue transmitir no máximo 12MB/segundo e para quem conecta pela rede sem fio no celular, geralmente a conexão pode ser de 54MB ou 72MB e a velocidade fica em torno de 6,5 a 9MB/segundo, ou seja, NÃO ADIANTA CONTRATAR UMA INTERNET DE 500MB se a sua placa de rede ou equipamento wifi for de menor capacidade, o Powerline tambem tem as mesmas condições!

  • Gil Neves diz:

    Tenho Internet 500/100 mb/s e com os powerlines av1000 gigabit so apanho 80/80 mb/s coisa que devia apanhar o maximo que tenho de velocidade nem que perca alguma percentagem, pois anunciam que tem portas gigabit e os meus computadores têm ambos placa rede gigabit a funcionar corretamente. voces dizem que garantem velocidades identicas até 300metros e apenas apanho 80 dos 500mb que tenho contratados com a minha operadora, diretamente ao router apanho os 520mb/s

  • EDER ALVES BATISTA diz:

    Arrisquei minhas fichas nessa B O S T A, ficou melhor eu rotear pelo meu celular do que por uma rede que achava que iria substituir a cabeada. Propaganda enganosa, produto não faz o que promete, preço alto por um peso de papel. Não sei se posso devolver. Que decepção. 400Mega de internet e 15mega nos quartos. Pelo celular consigo 45M achei que chegaria a pelo menos uns 80mb e nada. Não sei como podem vender esse lixo.

  • Fausto Lopes diz:

    Eu também tive a mesma desilusão, pois tenho contratada uma velocidade de 500Mbps e só com cabo RJ45 liegado directamente ao router consigo a mesma. Através de um adapter powerline TP-Link 500Mbps, não chega ao destino mais de 95Mbps. Vim a saber que a porta ethernet do adapter só chegava aos 100Mbps. Atenção a este pormenor. os 500Mbps podem ser garantidos entre os adapters mas não saem a mais de 100. Comprei agora um Kit TP_Link AV1000 (Com ethernet Gigabit) e cabo RJ45 Cat 6, mas não consegui mais do que 148MBPS. Isto é frustrante..

  • Gil diz:

    Também gostaria saber. Enquanto tive a “iris” (200Mb), usava o powerline av600 dois pisos acima, ou seja, instalação no 1º piso conseguia ter rede no 3º piso da casa. Desde que mudei para a “uma” (500Mg), mantendo o mesmo router “Giga Router” o powerline deixou de dar sinal e só consigo ter internet no 1ºPiso junto do Router. Não há transmissão de rede pelas conexões de cobre e os TP-Links são uma treta, apenas duraram 3 anos, apesar de estar escrito que dão garantia de 3 anos e fui ao local onde comprei e dizem que a garantia já passou, eram 6 meses. Várias questões muito graves, porque gostam de vender e apoio zero!
    Dão garantia a algo que deixou de funcionar ou não? Têm alguma solução viável para garantir que continue a ter rede a esta distância? É que a cablagem de fio elétrico existente entre o 1º e o 3º pisos, é muito inferior aos 300m nem 100m é, do 1º para o segundo piso nem 50m é e também não tenho rede. Resolvam a situação porque paguei uma pequena fortuna por um equipamento que não funciona é uma grande treta.

  • Gonçalo diz:

    Boa tarde
    desde que mudei de fornecedor de internet e por conseguinte de router, os meus adaptadores ligam e recebem temporariamente internet, quero com isto dizer que o sinal de internet esta sempre a desligar e a ligar. qual será o motivo e a resolução para este problema.
    Obrigado

  • Manuel Peñascoso diz:

    Comprei um kit TP- Link Powerline composto por adaptador TL-PA7017P e extensor TL-WPA7617.

    Liguei o adaptador à rede e ao router por cabo e liguei o extensor à rede perto do adaptador, cliquei no botão WPS do router e de seguida no botão WI-FI do extensor que ficou com o SSID e a password do router.
    Depois liguei o extensor à tomada da garagem localizada na cave do prédio na mesma fase em que está ligado o adaptador, e assim passei a ter rede na garagem o mesmo SSID e a mesma password do router.

    Tenho outro TP- Link Powerline (TL-PA7017 e extensor TL-WPA7)TL-WPA7517 e pretendo pôr este extensor numa arrecadação localizada na cave do prédio mas longe da garagem.

    Procedi por várias vezes ao emparelhamento deste extensor como dito acima, só com o adaptador TL-PA7017P mas continua com o SSID original?
    Também usei o TL-PA7017 mas os resultados foram sempre os mesmos.

    Como proceder para que este extensor tenha o mesmo SSID e a mesma password do router como o outro extensor que está na garagem?

  • Raphael diz:

    Vou devolver o meu também, enganação demais.
    Deveria ter lido os comentários aqui antes.
    Tenho uma internet de 700MB na sala, pasmem, está chegando aqui para mim apenas 530kbps, ISSO MESMO KBPS. Menos de 1% da minha banda contratada.
    Absurdo

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