Dicas para escolher uma tomada inteligente para a sua casa

Por 17 Dezembro, 2019Notícias, Tutoriais e Dicas Tempo de leitura: 4 minutos

As tomadas inteligentes são dispositivos incrivelmente versáteis, mas muitas vezes ignorados. Não devem ser meramente definidos como um controlador elétrico – de facto, são muito mais do que isso, representando uma forma fácil de automatizar dispositivos “normais” e trazê-los para o ecossistema de casa inteligente. Mas atenção: há centenas de tomadas inteligentes para escolher. Que característcas devem ter maior atenção? Deixamos-lhe de seguinda alguns conselhos.

Configuração fácil

Não vai querer uma tomada inteligente que demore mais de 10 minutos para configurar. Se encontrar alguma que requeira esse trabalho, então a parte inteligente no nome deixa de fazer sentido. É especialmente útil optar por uma tomada que possa ser configurada de várias formas, como por Bluetooth e Wi-Fi. O Bluetooth é mais estável, embora não tenha tanto alcance e pode ser muito útil se o sinal Wi-Fi do seu telefone estiver fraco.

O tamanho importa

Existem tomadas inteligentes em diferentes tamanhos e modelos. Um dos primeiros aspetos que deverá considerar é se irá ou não bloquear a tomada adjacente. O número de tomadas de parede é limitado. Existem formas de o contornar, se por exemplo adquirir uma tomada inteligente maior, mas as réguas podem deixar cabos a passar de um lado para o outro, podendo tornar a sua casa insegura e desconfortável especialmente para crianças ou idosos. Normalmente, as tomadas inteligentes mais recentes são visivelmente menores face às antigas. Caso planeie ligar outro dispositivo numa tomada adjacente sem um destes fantásticos adaptadores, uma minitomada inteligente será a melhor opção.

 

Programação e temporizador

Una vez ligados a uma tomada inteligente, os seus dispositivos serão ligados ou desligados automaticamente em horários predefinidos. Muitas tomadas inteligentes oferecem essa opção e é algo muito útil para aquelas rotinas matinais ou para desligar tudo na hora de ir dormir. Aparelhos como a cafeteira ou torradeira passam a poder funcionar automaticamente de acordo com a programação que definir na aplicação da tomada.

Gestão remota

Muitas tomadas inteligentes podem ser controladas remotamente através de uma app dedicada. Esta função é bastante útil para quem é um pouco esquecido – por vezes lembramo-nos já depois de sairmos de casa que o candeeiro do quarto ou a TV ficaram por desligar. Com uma tomada inteligente, essa preocupação desaparece: Basta abrir a app e desligar a tomada.

 

Pode ligar-se a outros produtos e serviços?

As pessoas tendem a usar o controlo por voz nas suas casas inteligentes, mas nem todas as tomadas inteligentes são compatíveis com todos os assistentes de voz. Pessoalmente, preferimos o Assistente do Google ou a Amazon Alexa – porque são aqueles mais amplamente utilizados e porque nos dão muitas opções. Basta verificar a descrição do produto para garantir que a tomada que pensa adquirir é compatível com estes assistentes e serviços.

E que tomada deve escolher?

Domina todas as capacidades de uma plug inteligente? Então é melhor fazer uma lista, comparar e analisar todos os modelos que incluir. Costuma estar muito ocupado e não quer gastar muito tempo com a questão? Então um nossos próprios modelos Tapo é o ideal. A minitomada Wi-Fi inteligente P10 inclui funções de integração, programação e temporizador por Bluetooth, controlo remoto, modo ausente, controlo por voz e partilha em família – enfim, todos os recursos que provavelmente irá desejar e precisar. Além disso, é um modelo mais seguro do que outras tomadas inteligentes devido aos materiais retardadores de chama. Não vai se arrepender da escolha!

Comentar artigo