Skip to main content

O mais importante para qualquer empresa é adaptar-se às novas realidades do mercado de modo a não desaparecer da mente do consumidor. Há grandes marcas que desapareceram por não saberem adaptar-se: Nokia, Blackberry ou Blockbuster são bons exemplos do que dizemos.

Em meados de 2021 e no meio de uma crise de saúde como a atual, a adaptação passa por uma digitalização. De acordo com as mais recentes notícias, as compras online em Portugal aumentaram devido à pandemia. Isto significa que as empresas que não tinham vendas através de comércio eletrónico, sofreram prejuízos e não conseguiram apanhar o barco.

digitalizar o seu negócio

No entanto, a digitalização não se trata apenas de construir um modelo de comércio eletrónico. Aqui estão cinco dicas para digitalizar o seu negócio:

  1. Conhecer bem a realidade do negócio

Avaliar o desempenho do seu negócio é vital antes de tomar qualquer decisão dispendiosa. A análise do seu negócio, utilizando técnicas como o modelo Canvas ajudá-lo-á a estabelecer um ponto de partida.

  1. Conceber uma estratégia digital

Ter metas e objetivos claros a que a sua empresa aspira após a digitalização irá ajudá-lo a criar uma estratégia eficaz. Esta estratégia precisa de ter quatro abordagens claras: estratégica, económica, ambiental e de cultura digital. Este último é talvez o mais complexo, pois tem de começar a “pensar digital” em tudo o que está relacionado com o seu negócio.

  1. Formação de colaboradores

A formação específica dos seus empregados na esfera digital é crucial, uma vez que o seu trabalho quotidiano terá lugar num ambiente completamente diferente. Além disso, dependendo do seu tipo de negócio, poderá precisar de colaboradores especializados em áreas mais técnicas para ajudar a formar os já existentes.

  1. Otimização do site

Uma boa análise SEO dá a qualquer empresa uma importante notoriedade na web. Um website que tenha técnicas SEO bem definidas,estará entre os primeiros nas pesquisas, conseguindo assim um maior tráfego na Web.

  1. Conhecer bem o target e a experiência de cliente

Saber quem é o seu público-alvo irá ajudá-lo a definir melhor a experiência de cliente. As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) não só lhe fornecerão uma base de dados dos seus clientes, mas também otimizarão a sua relação com estes, tornando as suas campanhas muito mais eficazes.

Aproveite as vantagens que estas dicas lhe facultam para digitalizar o seu negócio e embarque nesta viagem de construção de uma base de dados de clientes estável e fiável até à reafirmação da sua imagem de marca. De que está à espera para digitalizar o seu negócio?

Comentar artigo