Skip to main content

Um captive portal é uma parte de importância vital da sua estrutura de rede, mas é frequentemente negligenciada. Um captive portal é uma página web exibida aos utilizadores de uma rede wireless antes de lhes ser concedido acesso à Internet e é frequentemente utilizado em locais públicos, tais como aeroportos, hotéis e escolas. Fornece uma autenticação segura e autorização aos colaboradores e clientes que acedem à sua rede WiFi. Os captive portal também podem ser utilizados para uma variedade de fins, tais como marketing ou tracking da atividade dos clientes.

Como funciona um captive portal e porque é necessário para a segurança da sua rede

Um captive portal é uma medida de segurança que restringe o acesso a uma rede até o utilizador satisfazer determinados critérios. Isto geralmente significa fornecer algum login ou autenticação, mas também pode incluir outras ações como aceitar termos e condições ou completar um CAPTCHA. Ao exigir aos utilizadores que introduzam as suas credenciais, pode ter a certeza de que apenas os utilizadores autorizados podem utilizar a sua rede WiFi. Além disso, captive portal ajudam a melhorar a eficiência da rede, ao assegurar que apenas utilizadores autorizados estão a utilizar a sua largura de banda ou a impedir os utilizadores de acederem a sítios de que não necessitam. Por exemplo, se quiser que apenas colaboradores acedam a determinados sites, pode utilizar um captive portal para restringir o acesso a esses sites.

Os benefícios de utilizar um captive portal para o seu negócio ou empresa

Os captive portal são essenciais para qualquer estrutura de rede porque fornecem uma forma rápida e fácil de controlar o acesso à Internet e podem ser utilizados tanto para redes de colaboradores como de clientes. Para os colaboradores, podem ser utilizados para rastrear as horas de trabalho ou gerir a utilização da largura de banda. Para os clientes, os captive portal proporcionam uma forma fácil de aceder à sua rede. Também ajudam no marketing, ao fornecerem informações sobre os seus novos produtos ou serviços e ao exibirem anúncios ou conteúdos promocionais aos seus clientes antes de lhes ser concedido acesso à Internet.

Como criar um captive portal na sua rede

Para criar um captive portal na sua rede, inicie a sessão na página de gestão da Omada e vá para Wireless Control. Clique em Portal e depois clique em Adicionar Portal. Terá de dar um nome ao seu portal e especificar o endereço MAC do ponto de acesso a que gostaria que se candidatasse. Se tiver mais do que um ponto de acesso, pode escolher a que SSID o portal será aplicado. Se desejar que os utilizadores possam navegar na Internet sem terem de iniciar sessão, selecione a caixa de verificação Habilitar DNS. Caso contrário, os utilizadores serão direcionados para uma página de login onde poderão introduzir as suas credenciais. Para configurar a aparência do seu captive portal, volte à página de Controlo Wireless e clique em Appearance em Portal Settings. Pode escolher uma imagem de fundo ou cor e introduzir o texto que será exibido no ecrã de início de sessão. Pode também especificar quanto tempo os utilizadores têm de iniciar sessão antes das suas sessões expirarem. Quando terminar de configurar o seu captive portal, clique em Guardar Alterações.

captive portal rede

As melhores práticas para a implementação e utilização de um captive portal

As melhores práticas para a implementação e utilização de um captive portal incluem a alteração frequente da palavra-passe e a garantia de que o portal está adequadamente protegido. É também essencial ter uma política de utilização clara e concisa para garantir que os utilizadores compreendem como aceder à rede. Além disso, é possível testar captive portal antes de o divulgar aos utilizadores, quer para os seus colaboradores, quer para os seus clientes.

Embora mantenha a sua rede segura, pode ainda dar flexibilidade aos seus utilizadores, oferecendo diferentes formas de acesso à sua rede. TP-Link Omada oferece oito tipos de métodos de autenticação do captive portal, incluindo Login no Facebook, Voucher, SMS e outras opções flexíveis. As nossas soluções de rede incluem uma variedade de características de segurança que podem ajudar a proteger os dados dos seus utilizadores ao utilizar um captive portal. Para além dos nossos múltiplos métodos de autenticação, também utilizamos uma firewall para restringir o acesso a certas portas e serviços, que impede o acesso não autorizado aos dados dos clientes. Além disso, todo o tráfego que passa pelo captive portal é encriptado de modo que ninguém possa ver os dados enviados ou recebidos.

Comentar artigo