Skip to main content

Todos nos lembramos de filmes da nossa infância onde vimos casas totalmente automatizada que funcionava à nossa vontade. Mais hoje já não é ficção científica, uma vez que a domótica é uma realidade. De facto, há muitas aplicações de domótica que o podem ajudar no seu dia-a-dia.

Vamos ver como a tecnologia nos ajuda diariamente, bem como as suas aplicações.

Como é utilizada a automação doméstica na vida quotidiana?

A automação doméstica é a tecnologia que controla os equipamentos eletrónicos, informáticos, de telecomunicações e elétricos. Os dispositivos de domótica mais utilizados são lâmpadas inteligentes, fitas de luzes LED, tomadas inteligentes, sensores inteligentes, câmaras de vigilância e interruptores inteligentes.

Usos da automação doméstica em casa

Em casa, a domótica está normalmente orientada para a poupança de energia, conforto e segurança.
Para poupar energia, pode utilizar dispositivos como interruptores inteligentes e programá-los através de uma aplicação no seu telemóvel. Por exemplo, pedir-lhes que se desliguem quando for hora de ir para a cama. As tomadas inteligentes também servem este propósito, controlando os dispositivos ligados e desligando-se para que não utilizem mais luz do que a desejada.

O conforto pode ser melhorado com dispositivos avançados de iluminação LED, uma vez que todos podem ser agrupados para serem ligados ou desligados com o toque de um botão, e até para o ajudar a relaxar na hora de dormir.

Além disso, os sistemas e sensores de controlo de voz realizam pequenos ‘milagres’ tais como ligar as luzes quando se caminha pelo corredor, ligar o aquecimento quando se abre uma porta ou abrir a sua aplicação de TV preferida com a sua voz.

A segurança de quem o rodeia é importante. É possível melhorá-la com dispositivos tais como câmaras de vigilância.

Estas câmaras incluem detetores de movimento e sincronizam-se com outros dispositivos para ativar alarmes dissuasores e alertar o utilizador com uma notificação automática ao telemóvel com um instantâneo da atividade detetada. Os sensores também ajudam com a segurança, sendo muito úteis para saber quando e onde alguém entra em casa.

Utilização de domótica nas empresas

A automação doméstica possibilita a criação de escritórios inteligentes com inúmeros benefícios. A maior vantagem é a poupança de custos no consumo de eletricidade devido à iluminação LED inteligente e fichas inteligentes, que desligam a energia quando um dispositivo não está a ser utilizado.

Por outro lado, ter uma iluminação inteligente que se adapta às necessidades específicas do trabalhador de acordo com o horário também ajuda a melhorar o seu desempenho. Os interruptores inteligentes também ajudam os trabalhadores a trabalhar melhor, controlando todos os dispositivos com um único botão. No final, trabalhar confortavelmente é a chave para a máxima produtividade.

As empresas são suscetíveis a mais assaltos, pelo que ter um bom sistema de segurança é fundamental. A automação doméstica permite a instalação de sistemas de alarme com alertas de telemóvel, câmaras de segurança com detetores de movimento e visão noturna, e sensores de contacto que detetam se uma porta ou janela foi aberta. Estes sensores e câmaras também ajudam a controlar o acesso dos trabalhadores aos seus postos de trabalho, permitindo-lhes saber quem entra, quem sai e quando o fazem. Assim, no caso de uma evacuação de emergência, podemos saber se todos os trabalhadores deixaram o escritório.

Como aplicar a automação doméstica com TP-Link Tapo

Graças aos produtos Tapo da TP-Link, pode aplicar a domótica na sua vida quotidiana. Quer uma iluminação inteligente que se ligue e desligue quando quiser? Escolha entre lâmpadas inteligentes de LED e tiras brancas e multicoloridas LED. Procura controlar os seus aparelhos eletrónicos e elétricos? As tomadas inteligentes podem ajudá-lo e até dizer-lhe quanta energia o aparelho ligado consumiu.

Finalmente, a TP-Link ajuda a garantir a segurança com as câmaras de vigilância. Estas câmaras inteligentes sincronizam-se com outros dispositivos de domótica, executando ações inteligentes tais como acionar um alarme no seu telemóvel, acender luzes e reagir a qualquer movimento.

TP-Link lança o novo router Archer C2300

Construído sobre a arquitetura do processador XStream, o Archer C2300 possui um processador dedicado para cada uma de suas bandas Wi-Fi, e pode gerir o tráfego Wi-Fi gratuito, utilizando este poderoso CPU dual-core de 64 bits a 1,8 Ghz para responder a qualquer tarefa. Esta arquitetura faz com que o Archer C2300 forneça desempenho Wi-Fi 1,5 vezes maior do que qualquer outro router no mercado.

O Archer C2300 inclui ainda a tecnologia RangeBoost, que amplia a capacidade do router para detetar e receber os dispositivos de sinal Wi-Fi que estão mais afastados, permitindo ao utilizador reproduzir ou transmitir a partir de qualquer parte da sua casa, a partir do sofá ou na sua cama; e portas USB 3.0 e 2.0, que facilitam a partilha de arquivos, fotos, vídeos e música na rede doméstica.

Finalmente, este equipamento está dotado da funcionalidade HomeCare. Isso significa que o dispositivo inclui funções de segurança, controle parental e Qualidade de Serviço (QoS), o que impede que o utilizador tenha que adquirir um sistema de segurança adicional para proteger a sua rede. Graças às funções de controle parental, os pais podem controlar o acesso à Internet por parte dos filhos e limitá-lo a determinados horários do dia. Enquanto Quality of Service (QoS), permite ao utilizador concentrar a velocidade da Internet em atividades como streaming de vídeo ou jogos online.

TP-Link lança o novo router Archer C2300

Caso o cliente já tenha o router, é importante saber que é possível atualizar o firmware do dispositivo e desfrutar do serviço HomeCare. Além disso, suporta conexões OpenVPN e PPTP seguras e usa a aceleração VPN para melhorar a velocidade de conexão. Desta forma, garante que todos os dados que o utilizador transmite estão protegidos.

TP-Link lança o novo router Archer C2300

Principais características:

  • Capacidade de assistir a filmes em 4K e jogar via Wi-Fi de banda dupla de alta velocidade AC2300;
  • Equipado com um CPU dual-core de 64 bits a 1,8 GHz com dois coprocessadores que oferecem conexões rápidas;
  • MU-MIMO conecta mais dispositivos Wi-Fi simultaneamente para um desempenho superior;
  • RangeBoost melhora significativamente a conexão Wi-Fi para dispositivos que estão mais longe;
  • Airtime Fairness reparte uniformemente a atenção entre dispositivos mais novos e antigos para melhorar o desempenho Wi-Fi;
  • O TP-Link HomeCare protege contra as ameaças mais recentes com poderosos sistemas de segurança e antivírus.

Preço e disponibilidade:
O router Archer C2300 tem um preço recomendado a partir de 113,82 euros no nosso mercado.

Comentar artigo