A TP-Link, fornecedora global de dispositivos de rede domésticos e empresariais, lançou o mais recente componente da sua linha de switches gerenciáveis Jetstream 10-Gigabit L2+. O TL-SG3428XPP-M2 possui 24 portasPoE++/PoE de 2,5 Gbps, com uma capacidade de alimentação de até 500W, ultrapassando a barreira dos 2,5G. Isso facilitará a implementação das redes empresariais do futuro, fornecendo largura de banda suficiente para a instalação de pontos de acesso Wi-Fi 7, 6E e 6.
Este novo dispositivo possui quatro slots SFP+ de 10 Gbps, oferecendo alta largura de banda e capacidade de switching sem bloqueios. Além disso, ele é integrado à plataforma Omada SDN (Software-Defined Networking), que facilita a gestão centralizada a partir da nuvem, o provisionamento zero-touch (ZTP) e a monitorização inteligente.
Entre os recursos de segurança oferecidos pelo novo modelo de switch TL-SG3428XPP-M2 estão o IP-MAC-Port-VID Binding, Port Security, Storm Control e DHCP Snooping, que ajudam a proteger a rede contra possíveis ameaças. Além disso, ele incorpora uma lista integrada dos ataques DoS mais comuns, para prevenir antes que ocorram. Também possui Listas de Controle de Acesso, que restringem o acesso a recursos de rede sensíveis, recusando pacotes com base no endereço MAC de origem ou destino, endereço IP, portas TCP/UDP utilizadas ou VLAN ID. O acesso dos utilizadores à rede pode ser controlado por meio da autenticação 802.1X, que funciona com um servidor RADIUS/Tacacs+ para conceder acesso apenas quando são fornecidas credenciais de utilizador válidas.
O novo switch da TP-Link oferece extensas funcionalidades de gestão de tráfego para garantir a melhor experiência do utilizador. Algumas dessas funcionalidades incluem:
Suporte a uma gama completa de funcionalidades L2+, como 802.1Q VLAN, espelhamento de portas, STP/RSTP/MSTP, Link Aggregation Control Protocol e controlo de fluxo 802.3x.
O IGMP Snooping avançado garante que o switch encaminhe fluxos multicast de forma inteligente apenas para os assinantes apropriados, eliminando o tráfego desnecessário.
O tráfego de voz e vídeo pode ser priorizado com base no endereço IP e/ou MAC, na porta TCP ou UDP, garantindo que os serviços de voz e vídeo sejam mantidos sem interrupções mesmo quando a largura de banda é escassa, graças à QoS (Quality of Service).
Funções adicionais, como QinQ, inserção de ID PPPoE L2PT e autenticação IGMP, estão disponíveis para fornecedores de serviços (ISP).
O Device Link Detection Protocol (DLDP) e o 802.3ah OAM facilitam a monitorização e resolução de problemas de ligações Ethernet.
O switch está integrado na plataforma Omada, que permite uma gestão 100% centralizada na nuvem e uma rede altamente escalável controlada a partir de uma única interface. Essa plataforma é ideal para ambientes de hotelaria, educação, retalho e escritórios, fornecendo ligações seguras, robustas e fiáveis.
Além disso, o switch oferece recursos avançados de segurança, como IP-MAC-Port-VID Binding, Port Security, Storm Control e DHCP Snooping, para proteger a rede contra possíveis ameaças. Ele também possui uma lista integrada dos ataques DoS mais comuns, para preveni-los antes que ocorram. As Listas de Controlo de Acesso (ACL, L2 a L4) restringem o acesso a recursos de rede sensíveis, recusando pacotes com base no endereço MAC de origem ou destino, endereço IP, portas TCP/UDP utilizadas ou VLAN ID. O acesso dos utilizadores à rede pode ser controlado através da autenticação 802.1X, que funciona com um servidor RADIUS/Tacacs+ para conceder acesso apenas quando são fornecidas credenciais de utilizador válidas.
O TL-SG3428XPP-M2 estará disponível em Portugal durante o próximo mês de Outubro.