3 Tendências de pagamento digital que estão a mudar tudo

Por 27 Abril, 2021Notícias Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2019, já existiam tendências de pagamento digital que iam além do dinheiro físico, como o pagamento móvel ou o aumento das criptomoedas. Com o avanço da crise pandémica em 2020, estes modos de pagamento tecnológicos foram ainda mais impulsionados e tornaram-se parte da vida quotidiana de muitos de nós.

3 Tendências de pagamento digital que estão a mudar tudo

No contexto da pandemia, os pagamentos com dinheiro físico foram reduzidos em mais de 20% e cada vez mais utilizadores estão a fazer pagamentos com meios eletrónicos. Haverá novos métodos de pagamento num futuro próximo? Aqui estão 3 tendências de pagamento digital que estão a mudar a forma como consumimos.

  • Tokenização

Talvez a tendência de pagamento digital mais segura até à data, uma obrigação para qualquer transação. Este método de pagamento apenas digital consiste em substituir os dados sensíveis do cartão bancário por um código de identificação único. Desta forma, os dados sensíveis da cópia do cartão deixarão de ser necessários para as transações, tornando-as muito mais seguras.

  • Pagamento por QR

Como vimos, a pandemia acentuou a criatividade quando se trata de atividades sem contacto físico: não só os menus dos restaurantes vão ser oferecidos via QR, mas também o pagamento. Este sistema é um dos mais fáceis de implementar pelas empresas, tanto em termos económicos como em termos de usabilidade. O pagamento por QR será mais um na nossa carteira eletrónica.

  • Pagamentos por voz

Os pagamentos que utilizam Inteligência Artificial já são uma realidade, embora seja a última tendência a ser implementada. Os pagamentos ativados por voz podem ser utilizados para confirmar transações em várias aplicações, tais como entregas de alimentos – pode encomendar o jantar apenas com a sua voz!

Como vimos, o pagamento digital é uma realidade que muda e vai continuar a mudar a forma como consumimos.

Comentar artigo