Wi-Fi 6: quais as vantagens?

Por 29 Junho, 2020Notícias Tempo de leitura: 3 minutos

Mais velocidade, maior cobertura, estabilidade superior – estas são algumas das mais-valias do novo standard 802.11ax

A TP-Link, fabricante líder de soluções de conectividade para empresas e consumo, dá a conhecer as vantagens da sexta geração da tecnologia Wi-Fi. Também conhecido como “WiFi AX”, ou “802.11ax”, o Wi-Fi 6 foi concebido sobre o standard 801.11ac.

O Wi-Fi 6 foi inicialmente criado com o objetivo de resolver as questões de congestionamento de rede e para satisfazer a necessidade de ligações Wi-Fi eficientes e mais rápidas, tendo em conta o aumento do número de dispositivos interligados. Hoje, ligamos cada vez mais equipamentos nas nossas casas, como smartphones, televisores, consolas de jogos ou electrodomésticos. Nestes casos, o Wi-Fi 6 permite um ganho na eficiência de rede e a gestão eficiente das ligações, mesmo quando a rede se apresenta muito congestionada.

A TP-Link dá a conhecer algumas das principais vantagens do Wi-Fi 6:

  • Velocidade: o Wi-Fi 6 melhora consideravelmente a velocidade. O Wi-Fi 5 permitia alcançar velocidades de 6,9 Gbps (oito canais 160MHz 256-QAM, cada um de 866,7 Mbps), mas com o Wi-Fi 6 consegue atingir-se 9,6 Gbps (160MHz 1024-QAM), pelo que assistimos a um ganho de até 40%.
  • Alcance e cobertura: uma das vantagens mais importantes. O Wi-Fi 6 é capaz de chegar ainda mais longe. Com o Wi-Fi 6 é possível trabalhar em duas bandas de frequência, 2,4 GHz e 5 GHz, pelo que obtemos assim maior alcance e uma cobertura superior. Além disso, vai ser compatível com a banda de 6 GHz.
  • Eficiência: o Wi-Fi 6 expande a banda Wi-Fi de 80 MHz a 160 MHz. Graças á modulação 1024-QAM, o Wi-Fi 6 proporciona maior quantidade de informação (cada símbolo transporta 10 bits ao invés de 8 bits). Este aspeto é importante, sobretudo em situações com muitos dispositivos interligados na rede (especialmente útil em cenários de realidade virtual ou em transmissões 4K/8K), dado que o Wi-Fi 6 aumenta o rendimento de cada um em até 4 vezes.
  • Gestão de muitos dispositivos: As tecnologias presentes no Wi-Fi 6 permitem um ganho na eficiência e na estabilidade dos dispositivos interligados quando a rede está congestionada.
    • MU-MIMO: permite que o router comunique com muitos dispositivos simultaneamente. Com Wi-Fi 6, passamos de quatro a oito transmissões disponíveis, o que permite vários dispositivos ligados.
    • OFDMA: A tecnologia OFDMA aumenta a eficiência. Imagine a sua ligação Wi-Fi como uma série de camiões de entregas, distribuindo pacotes pelos seus dispositivos. Com o Wi-Fi 802.11ac cada camião ou “pacote” podia entregar apenas uma encomenda a um dispositivo de cada vez. Mas com OFDMA cada camião pode entregar múltiplas encomendas a múltiplos dispositivos simultaneamente. Esta grande melhoria em eficiência funciona tando com uploads como com downloads..
    • Colaboração BSS: ajuda a reduzir as interferências existentes atribuindo cores diferentes a cada rede, para uma identificação mais simples. Desta forma, basta partilhar o bit de cor adequada de BSS para tomar a melhor decisão de ligação de rede.
  • Menor consumo energético: a tecnologia Target Wake Time (TWT) permite que os dispositivos façam a gestão da frequência com a qual estão ligados para envio e receção de dados, aumentando o tempo de repouso do equipamento. Assim, reduz-se o consumo e aumenta a vida de bateria dos equipamentos móveis e dispositivos IoT.

O futuro está cada vez mais perto com o Wi-Fi 6. Grande parte dos novos dispositivos lançados no mercado contam já com esta tecnologia que vai mudar as nossas vidas e que nos permitirá estarmos mais ligados uns aos outros.

Este é o momento de apostar num router com Wi-Fi 6 como a nova série AX da TP-Link. Além de ser compatível com os standards anteriores, permite que o utilizador se mantenha na vanguarda tecnológica nos próximos anos.

Quer saber mais sobre a TP-Link? Siga-nos em https://www.facebook.com/TPLINKPT/.

Comentar artigo