Transforme a sua câmara de vigilância TP-Link numa webcam

Por 5 Maio, 2020Notícias Tempo de leitura: 4 minutos

Solucione a falta de webcams do mercado

O aumento exponencial do teletrabalho, e consequente das videoconferências, criou uma rotura de stocks no mercado a nível de webcams. Mas não se assuste, não é por isso que vai deixar de conseguir participar nas chamadas vídeo da sua empresa. A TP-Link e a publicação LEAK juntaram-se para criar um tutorial que mostra como pode transformar a sua câmara de vigilância TP-Link numa webcam para usar no computador.

Leia o artigo abaixo:

Não há stock de webcams? A TP-Link tem a solução!

Não há stock de webcams? A TP-Link tem a solução! – Com a quantidade de alunos e trabalhadores que foram enviados para casa devido ao novo Coronavírus (COVID-19), do nada vimos um aumento massivo na procura de webcams no mercado.

Um aumento tão grande, que grandes fabricantes como a Logitech não só não têm mãos a medir, como também têm tentado lidar com os consumidores que estão a tentar tirar partido da situação ao comprar barato e depois vender caro em sites como o OLX ou CustoJusto.

No entanto, com as grandes necessidades, também temos várias empresas a arranjar grandes soluções, como é o caso da TP-Link, que arranjou maneira de transformar as suas câmeras de segurança em webcams!

 

Não há stock de webcams? A TP-Link tem a solução!

Portanto, caso não saiba, a TP-Link tem uma grande gama de câmeras para segurança e vigilância a um preço bastante apelativo, como esta. Câmeras que na verdade têm tudo o que é necessário numa webcam recente.

Por isso, a marca decidiu meter a sua equipa de engenharia a trabalhar, para muito resumidamente transformar estes produtos em webcams. Para este fenómeno, apenas precisa de instalar uma app no seu smartphone e proceder a algumas configurações que passaremos a explicar nas próximas linhas.

 

Guia inicial de configuração:

  • Primeiramente tem de fazer download da aplicação TP-Link Tapo (aqui). Faça o registo na app.
  • Depois do registo feito, carregue no símbolo do canto superior direito (+).
  • Escolha o modelo da sua cam, carregue seguinte, dê autorização e volte a carregar seguinte
  • Posteriormente ligue a cam à sua rede sem fios, e dê um nome ao aparelho.
  • Escolha a localização da cam na app, e espere pelo fim da configuração

 

Depois destes passos iniciais, é preciso fazer mais algumas configurações para ter acesso à cam no nosso PC! Ora veja:

  • Dentro da App TP-Link Tapo, escolha a cam, e vá a configurações (roda dentada), depois vá a configurações avançadas e finalmente a conta.
  • Cria a sua conta de acesso e copie o IP que está no ecrã.

Nota: O acesso é feito através do protocolo RTSP/ONVIF, por isso, é necessário utilizar aplicações que suportem este mesmo protocolo. Neste caso vamos exemplificar com a SplitCam.

Entretanto, para conseguir utilizar as câmeras Tapo, precisa dos seguintes links, em que o IP é o que encontrou em cima e guardou.

  • rtps://<ip-address>:554/stream1 (calidad alta)
  • rtps://<ip-address>:554/stream2 (calidad media)

Dependendo da aplicação que utilizar a câmera, poderá ser necessário utilizar um URL com o nome de utilizador, password e ip, assim:

  • rtps://<user:password>@<ip-address>:554/stream1

 

Entretanto, o IP é o que guardou em cima, e o nome de utilizador e password é o que criou no campo conta em cima. Exemplo em baixo (SplitCam):

Como utilizar no Skype, Zoom ou Discord?

Primeiramente abra a aplicação desejada, vá a configurações e na parte de vídeo selecione a driver SplitCam Video Driver.

Em suma, uma excelente solução da TP-Link, que poderá ser a resposta às preces de muitos utilizadores. Aliás, no fim disto tudo, pode sempre aproveitar a cam para outros usos.

Comentar artigo