Trabalho remoto para um maior equilíbrio familiar

Por 27 Abril, 2018Tutoriais e Dicas

As vantagens do trabalho remoto

Embora seja verdade que os portugueses ainda não adotaram esta forma de trabalho na totalidade, o teletrabalho – ou trabalho remoto – pode apresentar diversas vantagens como a diminuição de stress, maior disponibilidade familiar, diminuição de despesas e controlo do ritmo de trabalho, entre outras.

A obrigação de presença do funcionário nas organizações, tão profundamente enraizada em Portugal, é a única barreira para que muitas posições não possam ser realizadas à distância, dificultando aos profissionais, homens e mulheres, o cumprimento das suas obrigações familiares. Ir ao consultório do pediatra, poder ficar em casa quando a criança está doente ou simplesmente evitar os engarrafamentos para poder ir buscar as crianças depois da escola são algumas das situações que mais causam stress na altura de conciliar trabalho e família.

A tecnologia necessária já existe e o acesso a ela tornou-se tão popular que qualquer pessoa tem uma conexão de Internet de alta velocidade em casa. De qualquer forma, equipar um trabalhador, do ponto de conectividade, para desempenhar as suas funções em casa não requer um grande investimento da empresa. É apenas necessário:

Neste Dia da Mãe TP-Link e Neffos aconselham trabalho remoto para um maior equilíbrio familiar
  • Um router que ofereça um sinal estável, constante, confiável e seguro em todos os lugares da casa para que, independentemente de onde o profissional esteja, seja capaz de aceder à Internet de alta velocidade. Na TP-Link, existem diversas opções para a implementação que a empresa pode querer fazer, embora o sistema de conectividade doméstica mais completo e seguro do mercado seja o DECO M5, que oferece uma velocidade constante AC1300 em toda a casa e que, além de estar equipado com funções robustas de controlo parental, que permitem estabelecer horários de uso por dispositivo e perfil de usuário, bem como bloquear o acesso a determinados conteúdos não apropriados para menores, conta ainda com recursos avançados de segurança.
  • Um smartphone que permita ao profissional estar disponível durante o horário de trabalho, além de aceder a aplicações e documentos da empresa e trabalhar neles onde quer que esteja. A Neffos, da TP-Link, oferece recursos avançados a preços acessíveis, com uma gama que abrange as diferentes necessidades do mercado, desde as dos utilizadores mais exigentes como o Neffos X1 Max, o Lite ou o novo C7, até aos que procuram um equipamento básico como o Neffos Y5 ou o Neffos C5A. Todos eles contam com uma utilização intuitiva e um design ergonómico, que permite ao utilizador manuseá-los apenas com uma mão enquanto a outra está ocupada a, por exemplo, segurar a criança.
  • Um Mi-Fi, um router portátil que permite que a mãe trabalhe quando está fora de casa, por exemplo numa esplanada enquanto o filho brinca, ou no carro enquanto espera que as suas atividades extracurriculares terminem, evitando a despesa de contratar amas ou colocar a criança em atividades durante o período das férias. Assim, a mais recente adição ao portefólio da marca é o M7200, um dos routers 4G mais económicos do mercado, que suporta a última geração de redes 4G FDD / TDD-LTE e oferece acesso a até 10 dispositivos móveis, permitindo que desfrutem de vídeos HD sem cortes, downloads de arquivos rápidos e vídeo chamadas estáveis. Equipado com uma bateria de 2000mAh, oferece até 8 horas de autonomia, tornando-se no companheiro perfeito para viagens, trabalho ou atividades ao ar livre.

A disposição das empresas em optar por modelos de trabalho remoto, tanto para homens como para mulheres, não apenas tornará os colaboradores mais produtivos e mais satisfeitos, como também favorecerá a reversão gradual de papéis na sociedade, favorecendo a corresponsabilidade em casa.

Comentar artigo