TP-Link e Bayborsystems modernizam Escola Secundária de Carcavelos

Por 28 Março, 2019Notícias Tempo de leitura: 4 minutos

A TP-Link, em conjunto com a Bayborsystems, foram as responsáveis pela modernização da Escola Secundária de Carcavelos.

A Escola Secundária de Carcavelos pretendia criar uma solução com infraestrutura Wi-Fi para utilização de estudantes e funcionários. Como tal, recorreu à Bayborsystems, que posteriormente procurou uma solução potente e fiável que permitisse a substituição dos livros de estudo por uma plataforma digital. Assim, implementaram acessos Wi-Fi à Internet dedicado a estudantes com supervisão de professores. As tecnologias online podem permitir acesso instantâneo a conteúdos educativos, exames e suporte disciplinar constante. Um dos principais objetivos, além de aliviar os alunos do peso dos livros, foi de disponibilizar conteúdos do programa da escola numa plataforma digital online que os alunos podem aceder através do tablet.

Tinham sido já previamente instalados alguns pontos de acesso da Cisco, porém com uso limitado. Não ofereciam a autonomia desejada de gestão por parte dos funcionários e da escola, nem a cobertura e desempenho necessários.

O número estimado diário de utilizadores é entre 1200 e 1500. Portanto, o maior requisito foi a garantia de cobertura e capacidade de gestão para aproximadamente 2 mil utilizadores, bem como a estabilidade do Wi-Fi.

TP-Link e Bayborsystems modernizam Escola Secundária de Carcavelos através de produtos de rede Wi-Fi

Solução

A TP-Link possui todos os conhecimentos e práticas do mercado e soluções Wi-Fi, oferecendo apoio e suporte técnico profissional acima da média. Esta solução incluiu a utilização de um Controlador Wireless AC500 e 72 pontos de acesso CAP1200.

O Controlador Wireless AC500 faz a gestão de até 500 pontos de acesso CAP em simultâneo, detetando-os, aplicando as suas configurações e fazendo uma gestão centralizada desde o momento em que entram na rede. Contém um processador Dual-Core 1GHz que garante a estabilidade da rede, em conjunto com outras peças de hardware altamente sofisticadas. Assim, providencia uma
fiabilidade superior na gestão da rede wireless.

Oferece uma gestão livre de licenças e não implica a alteração da tipologia de rede já existente. Conta ainda com uma configuração unificada de várias redes wireless, permitindo o mapeamento de SSID’s e VLAN’s. Suporta autenticação por portal e por MAC, bem como uma configuração dual-link para gestão segura através de sistemas redundantes.

Velocidades Wi-Fi Superiores com pontos de acesso CAP1200

Os CAP1200 suportam os mais recentes padrões 802.11k, permitindo o roaming em toda a infraestrutura Wireless sem interrupção. Equipados com a mais recente tecnologia 802.11ac Wave 2 MU-MIMO, os CAP1200 facilmente disponibilizam uma velocidade Wi-Fi simultânea de 300Mbps em 2.4GHz e 867Mbps em 5GHz, totalizando uma velocidade Wi-Fi de 1200Mbps.

O fast roaming permite uma transição entre equipamentos AP sem impacto na navegação e o controlador wireless permite aos administradores a fácil gestão de centenas de CAPs. Suporta Power over Ethernet (802.3af) para uma instalação simples e económica e possui uma arquitetura simples que permite a aplicação fácil em paredes ou tetos.

O Captive Portal permite um método conveniente de autenticação na rede Wi-Fi para guests e o Multi-SSID divide várias redes wireless para diferentes tipos de users. O Modo FAT/FIT configurável permite uma grande possibilidade de configurações de rede.

TP-Link e Bayborsystems modernizam Escola Secundária de Carcavelos através de produtos de rede Wi-Fi

Resultados

Após a conclusão do projeto, o cliente final – a escola secundária de Carcavelos – tem toda a estrutura com rede Wi-Fi, sendo que a solução da TP-Link cumpria todos os requisitos técnicos exigidos. Agora a escola conta com a autonomia desejada de gestão por parte dos funcionários e da escola bem como a cobertura e desempenho necessários a 2 mil utilizadores.

De referir que a TP-Link tem um compromisso sério de fornecer toda a consultoria necessária, estudo, desenvolvimento de soluções, suporte à configuração de implementação com o nosso parceiro da Bayborsystems. O cliente ficou extremamente satisfeito com os produtos e o serviço prestado, pelo que graças a este projeto recomenda os serviços da Bayborsystems com equipamentos TP-Link como uma solução ideal para outras escolas do país.

“Temos uma excelente relação com a equipa de suporte técnico e comercial da TP-Link Portugal. Escolhemos estes equipamentos porque confiamos neste fabricante. Já testámos outros produtos da TP-Link e achamos que têm a melhor relação qualidade preço”, realça Ilídio Aguiar, CEO da Bayborsystems.

Comentar artigo