O que é segurança da rede doméstica e como proteger o meu router WiFi? – parte 1

Por 18 Agosto, 2020Tutoriais e Dicas Tempo de leitura: 3 minutos

A segurança da rede doméstica é muito mais do que definir uma senha para rede WiFi doméstica. A familia está a assistir aos programas favoritos na SmartTV, faz compras de vários produtos online, desfrutam de jogos online na consola ou trabalham em casa. Todos os tipos de dados vitais – identidades, senhas, endereços, fotos particulares, etc., estão constantemente conectados à Internet através da rede doméstica.

Embora já tenha ouvido falar de conceitos como “Phishing” e “Malware” que hackers e vírus usam para se disfarçar e aceder a sua rede doméstica, com o objetivo de roubar informações privadas – até mesmo restringir o acesso ao sistema e informação, solicitam elevadas quantias para voltar a ter acesso à sua informação – sabe realmente o que é e como prevenir estas situações? A segurança da rede doméstica é a base fundamental para proteger a sua família de todos estes perigos. Aqui, vamos disponibilizar informação de base para a segurança da rede doméstica e como a melhorar.

Como posso proteger minha rede doméstica?

  • Como proteger o router doméstico
  • Como escolher um router mais seguro
  • Como manter a Internet segura para toda a família
  • Como assumir o controlo da rede doméstica com maior facilidade
  • Perguntas comuns
  • Produtos recomendados

Como proteger o router doméstico

Normalmente, a rede doméstica inicia a partir de um router e de vários aparelhos a ele conectados. O router controla a transmissão de dados entre a rede doméstica e a Internet. O router Wi-Fi pode ser produto secundário em comparação com consola de jogos, Smart TV, smartphone ou tablet, mas este é a porta de entrada para de acesso aos dados e o mais importante defensor contra os ataques maliciosos externos. Existem várias alterações preventivas que pode fazer para que o router seja mais difícil de ser detetado por hackers ou malware:

  • Defina uma senha de acesso às configurações de administrador do router.

Não deve deixe o router com as senhas de acesso de fábrica de Administrador e as senhas WiFi. Os hackers estão constantemente tentam invadir os Routers que mantenham estas senhas de conhecimento publico. Também é uma boa prática alterar a senha regularmente.

  • Mantenha a versão de firmware atualizada.

É a parte integral do sistema interno do Router e qualquer outro equipamento de rede, o firmware de um router define a norma de segurança básica para a rede doméstica, determinando quais os aparelhos que podem ou não se conectar. Correções de segurança e correções de bugs serão inseridos na versão de Firmware mais recente para assegurar melhor proteção às vulnerabilidades da rede que foram expostas recentemente. Um router com atualizações automáticas é a melhor opção, mas necessita de garantir que esta funcionalidade está ativa.

  • Crie uma rede Wi-Fi Guest (convidados).

A maioria de todos nós já partilhou o acesso à rede Wi-Fi com amigos que vão lá a casa e será estranho rejeitar esse mesmo acesso, mas quem sabe se quem ou o que pode entrar na rede? A melhor solução para estas situações é configurar uma rede de Guest (convidados), presumindo que o router WiFi que tem em casa, possui suporte para esta funcionalidade. Uma rede de convidados é isolada da rede interna por cabo (LAN); os convidados conseguem ter acesso à Internet sem terem acesso aos equipamentos na sua rede doméstica e informação privada. Pode também ocultar o SSID do router WiFi, conectando apenas os aparelhos à sua rede doméstica e verificar periodicamente novos acesso de equipamentos na rede para impedir invasores.

  • Desative as funções WPS e UPnP.

Alguns routers WiFi têm o botão Pair ou WPS para facilitar a conexão, pois não precisa de digitar a senha para adicionar novos aparelhos à sua rede. No entanto, embora esta funcionalidade seja mais prática, também pode ser explorada para obter acesso à sua rede Wi-Fi doméstica.

 

Da mesma forma, o UPnP (Universal Plug and Play) foi desenvolvido para facilitar a ligação de aparelhos como as SmartTV sem uma configuração mais complexa. Mas alguns programas de malware têm como objetivo explorar o UPnP para obter acesso à sua rede.

Se a segurança da rede é uma grande preocupação para si, é mais seguro desativar estas funcionalidade.

Comentar artigo