Externato Frei Luís de Sousa implementa soluções OMADA SDN

Por 6 Abril, 2021Notícias Tempo de leitura: 3 minutos

O Externato Frei Luís de Sousa surgiu para suprimir a falta de estabelecimentos educativos na região de Almada. Fundado em 8 de outubro de 1956, a instituição ficou, inicialmente, ligada ao então Liceu D. João de Castro de Lisboa. O Externato abriu com 290 alunos repartidos pelos sectores Primário e Secundário até ao 4º ano liceal, com separação física entre espaço feminino e masculino. Neste momento, trata-se de um externato misto e com oferta de ensino desde a creche ao ensino secundário.

Desafio

Esta instituição tinha uma infraestrutura de rede baseada em soluções Cisco e alguns repetidores de sinal da TP-Link. Com o crescimento do número de equipamentos ligados à rede sem fios, aumentou também o espectro de necessidades de velocidade e cobertura dentro do perímetro da escola.

Conhecendo a tecnologia da TP-Link, o cliente pediu à empresa que concebesse uma plataforma «de melhor qualidade e que respondesse a uma solução corporativa numa escola para fornecer serviço para professores e alunos».

As equipas da TP-Link abordaram então o projeto e enfrentaram o principal desafio: garantir a cobertura tanto indoor como outdoor nos vários edifícios do campus, eliminando as quebras de sinal e pontos de falta de cobertura.

 

Implementação

Após uma cuidada análise das necessidades do cliente e dos imperativos técnicos inerentes a uma implementação desta natureza, a TP-Link propôs uma infraestrutura baseada na plataforma Omada SDN, que permite uma gestão centralizada na cloud tanto dos Access Points como dos Switches instalados.

A TP-Link implementou e configurou uma infraestrutura composta por EAP225 (65 equipamentos), OC200 (1), TL-SG2210MP (5) e TL-SG2428P (4) – o setup considerado adequado para garantir uma resposta assertiva às necessidades do Externato Frei Luís de Sousa. Uma vez que o cliente havia já utilizado soluções OMADA no passado, não houve necessidade de formação adicional dos responsáveis pela gestão da rede no local.

 

Resultados

Após a implementação, o cliente beneficia de uma cobertura total da escola, sem zonas mortas, e de uma velocidade de acesso muito superior. Além disso, é possível conceder acesso aos alunos sem comprometer o acesso privilegiado dos professores, que beneficiam de ligações estáveis e com débitos mais do que suficientes até mesmo para as necessidades mais exigentes.

 

PAGELA

«Após a implementação das soluções da TP-Link, os nossos professores e alunos beneficiam de uma cobertura de rede robusta em todos os locais das nossas instalações, e de uma velocidade de acesso invejável. Além disso, é muito simples gerir a plataforma OMADA SDN»

 

Miguel Nuno Oliveira,

Diretor de TI do Externato Frei Luís de Sousa

Perfil do cliente

Nome: Externato Frei Luís de Sousa

Indústria: Educação

Número de utilizadores: 350 utilizadores

Localização: Almada, Lisboa

Soluções TP-Link implementadas

65 EAP225

1 OC200

5 TL-SG2210MP

4 TL-SG2428P

Comentar artigo