Devolva a vida às zonas Wi-Fi mortas

Por 4 Outubro, 2019Notícias Tempo de leitura: 4 minutos

Já sentiu o sinal Wi-Fi fraco ou até quase inexistente em certas zonas do seu apartamento? Chega a ficar sem cobertura nalguns cantos da sua casa? Cuidado: poderá ter encontrado uma zona Wi-Fi morta.
Estas zonas sem cobertura Wi-Fi são áreas onde embora até possa ter algum sinal wireless, nenhum dos seus dispositivos conseguirá ligar-se à Internet. Isto pode acontecer facilmente – é muito comum haver zonas Wi-Fi mortas. Vejamos algumas das causas mais habituais:

  • Interferência de sinal. Os sinais Wi-Fi são transmitidos através de ondas de rádio, e há muitos elementos que podem interferir ou mesmo bloqueá-las.
  • Áreas sem cobertura de sinal. Um router dificilmente é capaz de cobrir todos os cantos, e é por isso que essas áreas inacessíveis se tornam zonas mortas.
  • Clientes de acesso com baixa sensibilidade. Os dispositivos que buscam o sinal podem não ser sensíveis o suficiente para receber sinais sem fio.

Nos dois primeiros casos, pode tentar resolver o problema do seu router seguindo as dicas que apresentamos de seguida. Se o problema persistir, pode tentar usar novos dispositivos para expandir a cobertura do sinal.

4 dicas para eliminar zonas mortas com o seu router

  1. Atualize o firmware. Vamos começar de uma forma básica, mas útil. Verifique se há alguma atualização da versão do firmware para o seu router. Se houver, transfira a mais recente a partir do centro de downloads e atualize o equipamento com a ajuda do manual de utilização. O firmware mais recente irá ajudar a melhorar a estabilidade, a funcionalidade e o desempenho do seu router.
  2. Ajuste as antenas. Se o seu router já tem a versão de firmware mais recente, ajuste a direção das antenas e verifique se estão a apontar verticalmente para cima. A cobertura wireless pode atingir um sinal máximo quando as antenas apontam nesta direção vertical.
  3. Identifique obstáculos e reposicione o router. Há elementos que podem atrapalhar a transmissão das ondas de rádio. Para evitar interferências e eliminar zonas mortas, reorganize essas obstruções ou reposicione o próprio router. O que são obstruções? Podem ser desde grandes objetos de metal até móveis de grande dimensão, passando por dispositivos que também usam ondas de rádio para funcionar (micro-ondas, etc.)
  4. Use uma ligação por cabo. Ainda existem zonas mortas? Poderá tentar usar um cabo Ethernet – algo que só será possível em dispositivos com portas de rede Ethernet.

Use outros dispositivos para expandir a cobertura Wi-Fi

Não consegue resolver o problema com o router que tem em casa? Nesse caso, as zonas mortas são muito provavelmente causadas precisamente por haver um só dispositivo a emitir o sinal. Nesse caso, considere introduzir novos dispositivos para expandir a sua cobertura Wi-Fi. Há muito por onde escolher: Pontos de acesso, extensores de sinal e adaptadores Powerline são opções sólidas e eficazes.

  1. O que é um ponto de acesso? O ponto de acesso foi desenhado para estabelecer ou expandir a rede sem fios ou interligar vários dispositivos compatíveis com Ethernet a uma rede sem fios. Os AP oferecem uma experiência de rede wireless flexível, permitindo vários modos de operação.
  2. O que é um extensor de sinal? O extensor de alcance (também conhecido como repetidor) é um pequeno hub que expande a cobertura Wi-Fi, recebendo sinais do router principal e estendendo-os para cobrir mais áreas. Quando colocado no sítio certo, o extensor emite sinais para os pontos mais difíceis de modo a cobrir essas zonas mortas.
  3. O que é um adaptador Powerline? Os adaptadores Powerline podem transformar a instalação elétrica numa rede Wi-Fi, recorrendo aos cabos de eletricidade já instalados nas paredes. Sendo um tipo de dispositivo bastante utilizado para eliminar zonas mortas, fornece taxas de transferência estáveis numa linha de até 300 metros de comprimento – isto em teoria. Os adaptadores Powerline são normalmente usados em par, mas também pode adicionar mais dispositivos à rede elétrica conforme necessário.
  4. Qual a solução certa para mim? Sejam AP, repetidores ou adaptadores Powerline, qualquer uma destas opções permite expandir a cobertura Wi-Fi e ajudar a eliminar as zonas mortas. Não existe portanto uma melhor escolha em absoluto – tudo depende de circunstâncias particulares. A tabela abaixo resume a questão e ajuda a dar uma resposta para casa caso.

Quer isto dizer que, quando encontrar zonas Wi-Fi mortas em sua casa, considere lidar com o problema começando pelo router que tem instalado. Se continuar a registar essas zonas sem cobertura, escolha uma forma de expandir a cobertura Wi-Fi com equipamento adicional capaz de melhorar a sua situação real. Um AP, um repetidor ou um adaptador Powerline são dispositivos fiáveis para devolver a vida às zonas mortas.

Comentar artigo