As melhores dicas para proteger a rede Wi-Fi

Por 26 Julho, 2019Notícias, Tutoriais e Dicas Tempo de leitura: 2 minutos

Sabe quais são as melhores práticas para assegurar a proteção a sua rede sem fios? A TP-Link dá a conhecer os seis mandamentos para uma rede wireless mais segura

A rede sem fios democratizou o acesso à Internet, permitindo que os utilizadores e os dispositivos acedam à rede de forma fácil e de forma segura. Mas assegurar que a rede está protegida não depende apenas do senso comum, mas também da utilização de funcionalidades que os routers colocam à nossa disposição. A TP-Link propõe uma série de recomendações que podem ajudar a melhorar a segurança da rede:

  • Utilize a interface web para a gestão do router. Por vezes é necessário entrar na interface do router e alterar as configurações. No caso de estar a utilizar uma rede sem fios, tenha em conta que a informação enviada pode ser roubada com alguma facilidade. Por este motivo, quando tiver de aceder ao router, é preferível fazê-lo através de uma rede física.
  • Mude o nome da sua rede (SSID). Os routers incluem os nomes das redes por defeito, pelo que se tornam mais vulneráveis a qualquer falha de segurança. Assim, quando configura a sua rede, deve alterar o nome e dar um SSID que seja único.
  • Crie uma rede só para si. Se o router o permite, crie uma rede secundária para conferir acesso à rede quando tiver convidados em casa. Assim, mantém o núcleo da rede para seu uso pessoal e elimina as potenciais ameaças que os visitantes possam trazer nos seus equipamentos.
  • Recorra à encriptação. A encriptação é essencial para blindar a rede wireless. Crie uma password para o modo AES WPA2. Certifique-se de que esta conta com números, letras e símbolos para melhorar a robustez.
  • Ligue a firewall do router. Ela verifica todo o tráfego da rede e bloqueia os dados e pedidos de acesso potencialmente perigosos. Aproveitar a firewall é como adicionar outro layer de segurança à sua rede.
  • Atualize o firmware. O nível de segurança do router e a sua robustez como salvaguarda da rede sem fios depende de um firmware constantemente atualizado. Veja a página do fabricante periodicamente para estar informado sobre possíveis atualizações de firmware que podem melhorar as funcionalidades do router. Verifique sempre se está a descarregar o firmware certo para o modelo do seu router.

Comentar artigo