5 dicas para configurar uma rede doméstica

Por 18 Setembro, 2017Tutoriais e Dicas

Uma rede doméstica, como o próprio nome o diz, é uma conexão instalada em casa. Este tipo de rede permite partilhar arquivos entre diferentes dispositivos, sejam eles desktops, notebooks, impressoras, scanners, Smart TV’s e outros hardwares. Com o aumento do número de dispositivos móveis e aparelhos domésticos inteligentes, as necessidades deste tipo de rede fica cada vez mais evidente. A pensar nesta situação, a TP-Link apresenta 5 passos para configurar uma rede doméstica.

1. Ligue todos os dispositivos à mesma rede

O primeiro passo para configurar uma rede é colocar todos os computadores e dispositivos na mesma ligação de internet. Esta ligação pode ser realizada por meio de cabos, diretamente ligados ao router ou por via WI-FI. A ligação por cabo é simples, mas pode tornar-se um incómodo por causa do excesso de fios em casa. Por isso, o ideal é instalar um router wireless, como o TL-WR840N, uma solução quase livre de cabos e ideal para ligar todos os notebooks, impressoras e scanners. Para isso, basta instalá-lo (seguindo as instruções do guia que acompanha o equipamento) e ligar os equipamentos à rede WI-FI.

5 dicas para configurar uma rede doméstica

2. Configure a sua rede

Este procedimento é válido para as versões do Windows 7 e 8. Após ligar os dispositivos ao router, aceda a um desktop ou notebook e, no Windows, clique no botão ‘iniciar’, aceda a um desktop ou Notebook, e no Windows, clique no botão ‘iniciar’ e, na caixa de pesquisa, escreva ‘rede’ para mostrar a opção ‘central de rede e partilha’. Logo de seguida, selecione a opção ‘configurar uma nova conexão de rede’. O assistente do Windows conduzirá o utilizador ao local para adicionar outros dispositivos à rede. De salientar que a rede doméstica só será corretamente configurada se a rede for selecionada como doméstica ou empresarial. Para além disso, é necessário ativar o ‘reconhecimento de rede’ e a partilha de arquivos. Para dar conta destas duas opções, aceda à ‘Central de redes e partilha’, clique em ‘alterar as configurações de partilha avançadas’ e deixe selecionado as opções de ‘ativar o reconhecimento de rede’.

5 dicas para configurar uma rede doméstica

3. Faça um teste

O Windows recomenda testar a rede para verificar se todos os computadores e dispositivos estão a funcionar corretamente. Clique no botão “Iniciar”, de seguida no nome de utilizador, depois em “Rede” e confira se aparecem no ecrã todos os ícones e nomes de computadores e dispositivos ligados. Alguns equipamentos podem demorar a aparecer no menu.

5 dicas para configurar uma rede doméstica

4. Adicione dispositivos e partilhe arquivos

Caso algum dispositivo não se conecte à rede, clique em “Iniciar”, “Painel de Controle”, “Hardware e Sons”. Nesta área, será possível “Adicionar um dispositivo” ou “Adicionar impressora”. Siga os passos do assistente do Windows e instale corretamente os aparelhos. Há impressoras e scanners que utilizam a tecnologia bluetooth para se conectar à rede. Neste caso, é preciso certificar-se que o dispositivo de bluetooth esteja ligado para estabelecer a conexão.

Com a rede doméstica configurada, você pode aceder aos arquivos dos computadores conectados, enviar arquivos para impressoras e scanners ou mesmo criar uma pasta de partilha comum. Para isto, clique em “Iniciar”, selecione o seu utilizador, crie uma pasta e clique na opção “Partilhar com”, que aparece na janela ou com o botão direito do rato. Isto permite ao utilizador escolher entre não partilhar com o ‘grupo doméstico’ os documentos que sejam apenas para leitura ou que em que haja permissões de edição e gravação.

5 dicas para configurar uma rede doméstica

5. Escolha um router fiável

Para configurar uma rede sem fios é essencial escolher um bom router, mas claro, há que levar em consideração o custo-benefício, já que se trata de uma rede para uso pessoal. A TP-Link oferece diversas opções que conseguem estabelecer uma conexão wireless eficiente e atingir até 15 vezes mais velocidade que outros produtos convencionais de tecnologia 802.11g. Os routers Wireless N 300Mbps, modelos TL-WR841N e TL-WR841ND, possuem fácil configuração de criptografia de segurança, wireless com velocidade de até 300Mbps ideal para aplicações de consumo de banda ou sensíveis a interrupções e incluem um CD com Assistente de Configuração Fácil que orienta, passo a passo, o processo de configuração e ajuda, inclusive na configuração de rede wireless e de segurança.

5 dicas para configurar uma rede doméstica

“Muitos utilizadores acabam por recorrer a pen drives ou o e-mail para enviar documentos pessoais entre dispositivos próprios porque acham que configurar uma rede doméstica é algo complicado ou com um custo elevado. Queremos mudar essa mentalidade nos lares portugueses, salientando as vantagens de ter uma rede doméstica e apresentando soluções wireless com ótimo custo-benefício”, explica Jacob Xiong, Country Manager da TP-Link Ibéria.

Comentar artigo